Concorrência mundial: autoridade italiana investiga 4 grandes empresas automotivas 

No cenário global, os órgãos antitruste da Alemanha, da Itália e França anunciam novas decisões em setores do mercado de carros, combustíveis e tecnologia
concorrência
autoridades antitruste globais anunciam novas decisões e regulam mercado - Imagem: pixabay.com

As divulgações recentes de órgãos de defesa da concorrência e de comissões governamentais da Itália, da Alemanha e da França definem propostas e planejamentos para os próximos passos de empresas no mercado. 

Concorrência na Europa: Veículos elétricos, combustíveis e tecnologias

No dia 21 de fevereiro de 2025, a Autoridade de Garantia da Concorrência e do Mercado (AGCM) deu início a uma nova operação em solo italiano para investigar possíveis irregularidades nas práticas de concorrência de empresas automotoras como BYD, Stellantis, Tesla e Volkswagen. A análise realizada pela autoridade antitruste tem, como base, reclamações e apontamentos realizados por clientes das automotivas, como a capacidade e limitações da garantia das baterias de carros elétricos e a EV Driving Range (a distância que o veículo consegue percorrer com apenas uma carga da unidade elétrica).

De acordo com análises iniciais do caso, sites oficiais das empresas, supostamente, contam com informações controversas e pouco transparentes acerca dos dados referentes a características dos carros. Assim, diante das possíveis atividades desleais da concorrência no mercado, a AGCM segue com a inspeção do caso. 

concorrência
Autoridade italiana investiga grandes empresas automotivas – Imagem: tesla.com

Na Alemanha, a Bundeskartellamt, autoridade antitruste alemã, divulgou, no dia 19 de fevereiro deste ano, o resultado da segunda fase da investigação referente ao inquérito aberto no setor de refinamento e comercialização de óleo mineral. A operação foi aberta em 2022, em decorrência das consequências mercadológicas da invasão russa à Ucrânia, como a elevada taxa de variação dos valores de venda do produto para consumidores. Para regular os valores cobrados por combustíveis em postos de abastecimento, a fiscalizadora, com conhecimento da base em importações de petróleo do país, sugere estudo mais aprofundado do cenário e, caso necessário, intervenção da reguladora da concorrência no mercado. 

Concorrência
Autoridade Antitruste alemã fiscaliza instabilidade nos preços de combustíveis – Imagem: pixabay.com

Ainda em solo alemão, a autoridade da concorrência encerrou o processo de aquisição da JenaValve Technology Inc. pela Edwards Lifesciences Corporation. De acordo com release publicado pela Bundeskartellamt, a operação não exige atuação do órgão antitruste devido aos valores envolvidos nas transações, que são inferiores aos padrões averiguados. Ambas as partes do processo atuam no setor tecnológico de medicamentos e procedimentos cirúrgicos, como a produção de válvulas cardíacas específicas para determinadas condições patológicas. 

concorrência
Autoridade alemã finalizou operação de fusão entre empresas no setor de inovações médicas e cirúrgicas que produzem válvula cardíaca – Imagem: jenavalve.com

A Autorité de la Concurrence, autoridade de concorrência francesa, aprovou a fusão entre duas empresas nacionais. A Société BSM foi adquirida pela empresa Basaltes, que atua na mineração e produção de basalto. 

Temas relacionados

Acesse todos os clippings da concorrência

https://webadvocacy.com.br/category/clipping-da-concorrencia

Principiais sítios eletrônicos de defesa da concorrência do mundo

CADE – Conselho Administrativo de Defesa Econômica

FTC – Federal Trade Commission

USDOJ – Departamento de Justiça dos EUA

Comissão Europeia – Responsável pela política da concorrência na Europa

CMA – Autoridade da Concorrência do Reino Unido

Autorité de la Concurrence – Autoridade da Concorrência da França

AdC -Autoridade da Concorrência de Portugal

CNMC – Autoridade Concorrência da Espanha

CNDC – Autoridade Concorrência da Argentina

AGCM – Autoridade Concorrência da Itália

COFECE – Autoridade Concorrência do México