Informativo semanal de defesa da concorrência no Brasil e no mundo

Índice

Brasil

CADE analisa Processo Administrativo no campo da publicidade esportiva carioca

CADE

Nesta sexta-feira (7), o Conselho Administrativo de Defesa Econômica (CADE) divulgou resolução para Processo Administrativo nº 08700.004709/2024-84 no Diário Oficial da União (DOU). Diante de análises e fiscalização do CADE ex officio, o órgão regulador definiu medidas a serem tomadas diante de condutas irregulares da empresa carioca Klefer Produções e Promoções Ltda e do representado Sérgio Furtado Campos.

Leia mais

CADE: autarquia de defesa do mercado anuncia 6 novas decisões e realiza retificação

CADE

De cabeça no mundo de transações monetárias, o CADE aprovou, sem restrições, a aquisição de 4% do capital votante e de 33% do capital não votante da Tradewind Bermuda Holdings Limited pela empresa japonesa Sumitomo Mitsui Finance and Leasing Company Limited, que não atua em solo brasileiro. A companhia bermudenha britânica é integralmente detida, atualmente, pela multinacional canadense Brookfield Corporation.

Leia mais

Coco Bambu ganha direito de usar título de “Melhor Restaurante do Brasil” após contestações do Outback

Coco Bambu

Depois de processos e possíveis atos desleais na concorrência de restaurantes, a Juíza de Direito (1ª Vara Empresarial e de Conflitos de Arbitragem de São Paulo) Larissa Gaspar Tunala garantiu o direito de uso de título por marketing e publicidade ao restaurante Coco Bambu. Apesar do requerimento do Outback, a decisão judicial torna possível a utilização da alcunha de “Melhor Restaurante do Brasil”. 

Leia mais

CADE anuncia 1ª pauta de Sessão Ordinária de Julgamento de 2025

CADE

Diante da aproximação da 242ª Sessão Ordinária de julgamento, a autoridade antitruste brasileira divulgou itens pautados para discussão em diversos setores do mercado. O Ato de Concentração nº 08700.008386/2024-06 coloca em pauta o processo de aquisição, por parte do iFood, da empresa de compras e entregas Shopper Holdings. Anteriormente analisada pelo Conselho Administrativo, a decisão conta com inicial aprovação sem restrições, porém aguarda solução final.

Leia mais

CADE: autarquia toma novas decisões, fecha pauta e estabelece Portaria Normativa

CADE

Em apontamento de irregularidades, a autoridade concorrencial realizou investigações acerca de possíveis práticas não competitivas por pessoas físicas no mercado de chicotes e componentes automotivos elétricos, como caixas de junção, cabos de alta tensão e sistema de sensor ABS. Diante do processo administrativo nº 08700.005714/2020-81, os representados e acusados de condutas desleais, apesar de devidamente notificados, não apresentaram defesa. Portanto, como resolução, o Conselho Administrativo sugere a decretação da revelia para os envolvidos. 

Leia mais

CADE contra as Big Techs: Governo Federal busca fortalecer a autarquia de defesa da concorrência

Projeto de lei que visa ao fortalecimento do Conselho Administrativo de Defesa Econômica (CADE) é alvo de discussão do Governo Lula. De acordo com o jornal Folha de São Paulo, apesar de ainda não ter sido apresentado formalmente ao Congresso Nacional, a proposta é inspirada nos modelos britânico e alemão. A ideia é combater as irregularidades e abusos cometidos pelas Big Techs de “relevância sistêmica”, o que envolve aproximadamente 15 empresas. 

Leia mais

Fusão entre Petz e Cobasi: análise do CADE pode adiar criação de gigante do mercado pet

Fusão entre Petz e Cobasi: análise do CADE pode adiar criação de gigante do mercado pet

A fusão entre Petz e Cobasi, duas das maiores redes de pet shops do Brasil, continua em análise pelo Conselho Administrativo de Defesa Econômica (CADE). O órgão solicitou informações adicionais para avaliar os impactos da operação no mercado, o que pode estender o prazo para aprovação do negócio. Apesar disso, analistas do mercado mantêm perspectivas positivas sobre o desfecho da fusão, que tem potencial para criar uma gigante do setor com significativa participação no mercado pet brasileiro.  

Leia mais

Fusão Iguatemi e Brookfield avaliada em 2,585 bilhões é aprovada

 Conselho Administrativo de Defesa Econômica (CADE) aprovou, sem restrições, a aquisição de participações nos shoppings Pátio Higienópolis e Pátio Paulista pelo Iguatemi S.A., conforme publicado no Diário Oficial da União desta segunda-feira (03). A operação, registrada no Ato de Concentração nº 08700.000485/2025-12, envolve a transferência de participações detidas pela Brookfield Brazil Higienópolis Holdings LLC, BPY Higi LLC e Brazil Retail Fundo de Investimento em Participações Multiestratégia para a Iguatemi.

Leia mais

Internacional

Autoridade italiana de concorrência multa em 8 milhões de Euros sustentabilidade falsa

Nesta terça-feira (4), a AGCM (Autorità Garante della Concorrenza e il Mercato) divulgou a aplicação de uma multa equivalente a 8 milhões de Euros a empresas transportadoras por práticas comerciais desleais. Após “enganar” clientes e vender projeto de sustentabilidade, “Climate Protect”,  o Grupo GLS foi investigado pela AGCM e taxado devidamente. 

Leia mais

concorrência

Temas relacionados

Acesse os clippings da concorrência

https://webadvocacy.com.br/category/clipping-da-concorrencia

Share this: