Índice
ToggleO Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) declarou a complexidade da aquisição integral do Hospital Policlínica pela Unimed Cascavel, conforme publicado na Nota Técnica nº 2/2025/CGAA2/SGA1/SG/CADE. A decisão aciona um alerta para potenciais riscos concorrenciais e exige uma análise mais aprofundada sobre os impactos da operação.
O mercado brasileiro começou o ano aquecido, com 63 fusões e aquisições aprovadas em janeiro, segundo o Relatório de Atos de Concentração. O setor de energia liderou o movimento, seguido por tecnologia, telecomunicações, varejo e financeiro, indicando uma diversificação dos investimentos e fortalecimento da economia.
O mercado brasileiro começou 2025 com forte atividade no cenário de fusões e aquisições. O Relatório de Atos de Concentração do mês de janeiro aponta 63 operações aprovadas, com 98% dos casos seguindo rito sumário e 2% rito ordinário. Os setores de energia, tecnologia, telecomunicações, varejo e financeiro lideraram as movimentações, destacando a diversificação dos investimentos e o fortalecimento da infraestrutura econômica do país.
Nesta sexta-feira (14), o Conselho Administrativo de Defesa Econômica divulgou, por meio do Diário Oficial da União (DOU), novas decisões de fiscalização e regulação do mercado nos setores, como agropecuário, energético e imobiliário. Além da aprovação de 5 atos de concentração, a autarquia anunciou sugestões de condutas para 2 Processos Administrativos do mundo da música e dos engenheiros.
Durante a primeira reunião do Conselho Administrativo de Defesa Econômica (CADE) na última quarta-feira (12), a autarquia anunciou o lançamento do Anuário 2024 do CADE. O documento, “direto e ilustrativo”, nas palavras do presidente Alexandre Cordeiro Macedo, conta com informações e estatísticas sobre a gestão da fiscalizadora durante o ano anterior.
Recentemente, a Pandurata expressou preocupações sobre possíveis impactos anticompetitivos decorrentes da fusão, como elevação de preços, criação de barreiras para novos concorrentes e redução na variedade de produtos disponíveis ao consumidor. A empresa sugeriu uma análise mais detalhada, considerando diferentes tipos de pães (tradicionais, integrais, de grãos, pães de forma, hot dog, hambúrguer, bisnagas, wraps/tortilhas) e segmentações geográficas, para avaliar os efeitos da fusão em diversas regiões do país.
Nesta quinta-feira (13), o Conselho Administrativo de Defesa Econômica (CADE) divulgou novas decisões para atos de concentração. Por meio do Diário Oficial da União (DOU), a autarquia anunciou 7 aprovações sem restrições para fusões e compras em diferentes setores do mercado, como financeiro, energético e de desenvolvimento de softwares.
Na 242ª Sessão Ordinária de Julgamento, o Conselho Administrativo de Defesa Econômica (CADE) apresentou nova resolução para o Processo Administrativo nº 08700.009316/2024-67, referente a imposição de sanções processuais incidentais a empresa 3R Petroleum Offshore S.A. Após recorrência devido a decisões de multas iniciais prescritas à petroleira, o CADE aprovou a proposta do Conselheiro Diogo Thomson de Andrade, responsável pelo caso.
Nesta quarta-feira (12), a 242ª Sessão Ordinária de Julgamento do Conselho Administrativo de Defesa Econômica (CADE) foi marcada por resoluções e adiamentos dos processos pautados para discussão na primeira reunião do CADE em 2025. Durante o encontro, o Conselheiro José Levi Mello do Amaral Júnior apresentou decisão por aplicação de devidas multas aos representados no Processo Administrativo nº 08700.005683/2019-24, que possui como representantes as redes de academia Smart Fit e Selfit.
Nesta terça-feira (11), o Diário Oficial da União (DOU) divulgou nova decisão do Conselho Administrativo de Defesa Econômica (CADE) diante do Processo nº 08012.008859/2009-86, referente a condutas anticompetitivas no mercado de postos de gasolina no Distrito Federal (DF). O Ex-Senador do DF, José Antônio Machado Reguffe, é o responsável pelos apontamentos para fiscalização e abertura das investigações pelo CADE. Diante do processo de estudo e inspeção do caso aberto pelo político, a autarquia firmou sugestões de conduta, que incluem a condenação de 49 pontos de abastecimento, além das pessoas físicas representadas e investigadas.
No final de janeiro de 2025, a Meta abriu representação contra a Apple no Conselho Administrativo de Defesa Econômica (CADE). De acordo com as acusações publicadas no Brazil Journal, a empresa fundada por Steve Jobs teria ações “discriminatórias” com aplicativos terceirizados disponíveis na AppStore. No enquadramento de condutas anticompetitivas, a Big Tech de Mark Zuckerberg recorre ao CADE para denunciar a ausência de transparência no processamento de dados dos usuários do IOS.
Nesta segunda-feira (10), o Conselho Administrativo de Defesa Econômica (CADE) publicou novas decisões para atos de concentração. Por meio do Diário Oficial da União (DOU), a autarquia divulgou 4 novas ações aprovadas, sem restrições, com a autorização de aquisição pela Vale no ramo da mineração.
https://webadvocacy.com.br/category/clipping-da-concorrencia