Continental pode ser condenada por condutas anticompetitivas

O Conselho Administrativo de Defesa Econômica (CADE), após fiscalização de possível formação de cartel, decide pela aplicação de multa à Continental.
CADE
CADE condena Continental após investigação de formação de Cartel - Imagem: continental.com

Publicado em 20.03.2025 – Atualizado em 21/03/2025 às 08h41

O Processo Administrativo nº 08700.004040/2020-05 foi aberto em março de 2021 com a finalidade de observar possíveis práticas anticompetitivas entre os anos de 2005 e 2011, por grandes do mercado, a Continental, a Bosch, a ZF TRW Automotive Holdings Corp e suas subsidiárias na Alemanha, além de pessoas físicas representadas na operação. 

CADE investiga Continental e Bosch

Com as investigações iniciais, foram encontrados fortes indícios de formação de cartel e adoção de condutas desleais, como tabelamento de preços e troca de informações sensíveis em reuniões presenciais, chamadas telefônicas e e-mails, no mercado internacional de freios e componentes para veículos leves, como cilindro de roda, pinça de disco e cilindros principais de freios, com efeito no Brasil. 

CADE
CADE arquiva processo administrativo referente a Bosch – Imagem: bosch.com.br

Assim, após atuação do CADE no caso, o Superintendente-Geral da Autoridade Antitruste brasileira recomendou a condenação parcial dos representados. O arquivamento do processo referente a Bosch e a ZF TRW Automotive Holdings Corp deve seguir, porém com a condenação e aplicação de multa à Continental por infração à ordem econômica em solo brasileiro. 

CADE
CADE investiga cartel no mercado de peças automotivas e condena parcialmente representados – Imagem: pexels.com

A decisão divulgada no DOU aguarda votação e homologação do Tribunal do Conselho Administrativo de Defesa Econômica (CADE) em Sessão Ordinária de Julgamento. 

Leia mais notícias do CADE

CADE realiza 244ª Sessão Ordinária de Julgamento

Memorial do CADE – 14.03.2025

CADE arquiva processo administrativo referente à atuação da Google no Brasil desde 2019

CADE: União Brasileira de Editoras de Música recorre à autarquia

Decisão do CADE traz retorno do Fortnite para iPhones no Brasil


Um oferecimento: