Editorial

Esta semana foi divulgado o Índice de Desenvolvimento Humano de 2022 – IDH 2022 pelo Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento – PNUD[1].

O Índice de Desenvolvimento Humano – IDH é calculado pelo PNUD das Nações Unidas desde 1990[2] e tem como objetivo comparar os países no mundo sob o ponto de vista da riqueza, da educação e da saúde. Este indicador é um importante contraponto ao indicador econômico Produto Interno Bruto – PIB que somente mede a evolução da riqueza.

Fonte: PNUD

De acordo com o Relatório de Desenvolvimento Humano do PNUD disponibilizado no dia 13 de março de 2024[3], o Brasil ocupa a 89ª posição de um total de 193 países, sendo o índice de 0,760[4] (expectativa de vida – 73,4 anos; escolaridade – 8,3 anos; PIB per capita –14.616 PPP[5]$ 2017).

A posição do Brasil no ranking do IDH incomoda!!!

Infelizmente, a impressão que fica é que o bordão “gigante pela própria natureza” cantado em prosa e verso pelos rincões do Brasil não passa de uma manifestação ufanista do nosso belo Hino Nacional.

Somos gigantes sim!! Temos uma grande e generosa população, recursos naturais e minerais nos são abundantes e a nossa indústria não é de se jogar fora, veja só, produzimos até aviões!!

Pois é!! O problema é que aviões e outros penduricalhos tecnológicos que o Brasil é capaz de produzir representa apenas uma parte daquilo que é mais caro para a humanidade e que as Nações Unidas convencionaram chamar em seus relatórios de desenvolvimento humano.

Felizmente, as Nações Unidas ao adotarem o IDH como medida de desenvolvimento humano fizeram jus ao ilustre economista paquistanês Mahbub ul Haq[6] que, em colaboração com o economista indiano Amartya Sem (prêmio nobel de economia de 1998), colocaram o componente riqueza[7] no seu devido lugar: importante sim, mas não absoluto para medir desenvolvimento humano!!!

A história do mundo já mostrou que a riqueza de um país pode ser obtida sem qualquer respeito a dignidade humana. Não nos faltam exemplos e, se olharmos bem direitinho, talvez o Brasil esteja entre eles.  

Golias era “gigante pela própria natureza”, mas foi o pequeno David que o derrubou!!


[1] Sobre o PNUD | United Nations Development Programme (undp.org)

[2] O IDH foi [c]riado por Mahbub ul Haq com a colaboração do economista indiano Amartya Sem.

[3] hdr2023-24reporten.pdf (undp.org)

[4] O IDH varia entre 0 e 1, sendo zero o pior nível de desenvolvimento humano e 1 o maior nível de desenvolvimento humano.

[5] PPP – Purchasing Power Parity, que em tradução livre significa Paridade do Poder de Compra, é uma medida macroeconômica utilizada para comparar a produtividade econômica e os padrões de vida entre os países.

[6] Mahbub ul Haq – Wikipedia

[7] O relatório do PNUD mostra que o Brasil é dono de um PIB per capita (em PPP) de 14.616. Esse valor é muito superior aos PIBs percapita de países como Peru e Cuba, por exemplo, mas nem por isso o IDH do Brasil é superior.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *