Câmara tem intervenção no preços de combustíveis nas mãos

A Comissão de Infraestrutura da Câmara dos Deputados (CI) avalia Projeto de Lei (PL) que garante poder de influência do Executivo na precificação dos produtos energéticos

Brasília, 20 de maio de 2025

Nesta terça-feira (20), a Comissão de Infraestrutura (CI) da Câmara dos Deputados deve dar início às análises do Projeto de Lei 1.704/2022, do Senador Marcos Rogério (PL-RO), referente ao poder do Executivo brasileiro de intervir no processo de precificação de combustíveis. 

A proposta deve ser apresentada à CI pelo Ministro dos Transportes, Renan Filho, durante audiência pública que, em acolhimento ao requerimento 4/2025 – CI, apresenta o plano de trabalho do setor para os próximos dois anos. Após exposição do projeto durante reunião, a comissão segue com a análise para possível aprovação. 

câmara
Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

CI em emergência de combustíveis fósseis

O Projeto de Lei 1.704/2022, escrito por Marcos Rogério, prevê o controle de preços máximos a serem estabelecidos para a comercialização de combustíveis. Em situações de emergência, como instabilidade de fornecimento no mercado interno, o Executivo brasileiro ganha o direito de regular a precificação devido à oscilações no cenário internacional. 

De acordo com o autor do PL, “espera-se haver uma redução de até 10% em relação ao Preço de Paridade de Importação (PPI)”, um dos critérios que reflete o mercado externo nos valores dos produtos. 

Em caso de aprovação pela Comissão de Infraestrutura, o projeto segue à Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) da Câmara dos Deputados. 

Este conteúdo é apenas para associados .
Cadastre-se
Already a member? Inicie sessão aqui

Leia mais notícias da WebAdvocacy:

Congresso instala, na próxima terça (20), Comissão Mista para analisar medida que reajusta tabela de isenção do IR

Anvisa suspende suplementos da Power Green por uso irregular de ingredientes e propaganda enganosa


Um oferecimento:

Agências Reguladoras

Views: 4