Viagem garantida: CADE dá luz verde para a compra da Decolar pela Prosus

Aquisição de US$ 1,7 bilhão reforça aposta da gigante em tecnologia de viagens na América Latina.
Viagem garantida: CADE dá luz verde para a compra da Decolar pela Prosus
De malas prontas: com investimento bilionário, Prosus aposta no turismo digital da América Latina. Imagem: Getty Images

Brasília, 28 de abril de 2025

O Conselho Administrativo de Defesa Econômica (CADE) aprovou, sem restrições, a aquisição da Despegar.com Corp., conhecida no Brasil pela marca Decolar, pela holding MIH Internet Holdings B.V., integrante do grupo Prosus. A operação, no valor aproximado de US$ 1,7 bilhão (cerca de R$ 10,5 bilhões), marca a entrada definitiva da Prosus no mercado de tecnologia de viagens na América Latina​.

Segundo as empresas, a compra da Decolar fortalece o portfólio da Prosus na região, trazendo sinergias estratégicas e tecnológicas, além de potencializar as soluções oferecidas aos consumidores.

Quem são os envolvidos?

Nova fase: Decolar ganha impulso tecnológico com aquisição pela Prosus. Imagem: Divulgação

A Prosus é uma gigante de investimentos em tecnologia, com atuação em classificados online, fintechs, delivery de alimentos e educação digital, estando presente em mercados como Europa, Índia e Brasil. A empresa é controlada pela Naspers e tem ações listadas na Euronext Amsterdam e na Bolsa de Valores de Joanesburgo​.

Já a Despegar.com é uma das maiores agências de viagens da América Latina, com presença em mais de 20 países, oferecendo desde passagens aéreas até aluguel de carros e seguros viagem. No Brasil, atua fortemente sob a marca Decolar e também com a plataforma B2B HotelDo​.

Análise concorrencial

A operação foi avaliada pelo rito sumário do CADE, aplicável a casos de baixa complexidade, já que não foram identificados riscos relevantes para a concorrência​.

As sobreposições de atividades entre Prosus e Decolar foram consideradas pouco expressivas, ficando abaixo dos limites que poderiam gerar preocupações concorrenciais. Apesar de algumas integrações verticais em serviços financeiros, como correspondência bancária, gateways de pagamento e soluções antifraude, a participação de mercado das partes envolvidas foi considerada irrelevante para gerar fechamento de mercado ou outros efeitos anticoncorrenciais​.

Além disso, as operações da Decolar no Brasil via sua subsidiária Koin, que atua em pagamentos e soluções antifraude, são em grande parte voltadas para o próprio grupo, e o mesmo ocorre com as soluções da Zoop, ligada à Prosus​.

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