O melhor da semana na política: Brasil e mundo
Índice
ToggleEm uma visita institucional ao Congresso Nacional nesta terça-feira (23), o presidente do Chile, Gabriel Boric, destacou a urgência de fortalecer a integração regional entre os países sul-americanos. Acompanhado por uma comitiva diplomática, Boric foi recebido pelo presidente da Câmara dos Deputados, Hugo Motta (Republicanos-PB), e pelo presidente do Senado, Davi Alcolumbre (União-AP), em um encontro voltado para o avanço das Rotas de Integração Sul-Americana, projeto estratégico que promete encurtar distâncias comerciais e reduzir custos logísticos entre os países envolvidos.
“A integração da América do Sul depende de que sejamos capazes de entregar resultados concretos”, afirmou Boric durante a reunião, conforme noticiado pela Agência Câmara.
A Comissão de Finanças e Tributação da Câmara dos Deputados discutiu, nesta quarta-feira (23), o Projeto de Lei nº 1009/2024, de autoria do deputado Mendonça Filho (UNIÃO-PE), que propõe excluir os incentivos fiscais relacionados ao ICMS da base de cálculo de tributos federais como IRPJ, CSLL, PIS e Cofins. A proposta busca afastar os efeitos da Lei nº 14.789/2023, que regulamenta a tributação de subvenções econômicas.
O falecimento do papa Francisco encerrou, nesta segunda-feira (21/04), um ciclo decisivo na história contemporânea da Igreja Católica. Ao longo de 12 anos de papado, Francisco moldou o Vaticano como um ator político global, contrapondo-se abertamente à ascensão da extrema direita no mundo: criticando o capitalismo predatório, se opondo a políticas migratórias excludentes e liderando a instituição em direção a uma Igreja mais inclusiva e engajada socialmente. Agora, com a vacância da cadeira papal, o mundo observa atentamente os rumos que serão tomados no próximo conclave.