Setor aquaviário reduz emissões em 7,68% mesmo com mais carga transportada

Relatório da ANTAQ aponta queda na poluição com uso de combustíveis mais limpos e lança guia para descarbonização.
Setor aquaviário reduz emissões em 7,68% mesmo com mais carga transportada
Imagem: Canva.com

As emissões de gases de efeito estufa no setor aquaviário brasileiro registraram uma redução de 7,68% entre 2021 e 2023, segundo o primeiro Inventário de Gases de Efeito Estufa do setor, divulgado pela Agência Nacional de Transportes Aquaviários (ANTAQ). O levantamento abrange as navegações de cabotagem e interior, que apesar da queda nas emissões, tiveram um aumento no volume de cargas transportadas no período.  

A redução das emissões ocorreu mesmo com o crescimento de 4,1% na cabotagem e 14,4% na navegação interior. Isso se deve, principalmente, à adoção de combustíveis de melhor qualidade e à diminuição do teor de bunker na mistura utilizada pelas embarcações. O inventário também analisou a emissão de outros gases poluentes, como metano e óxido nitroso, reforçando seu papel na busca por um transporte mais sustentável.  

Durante o evento de lançamento do relatório, a ANTAQ firmou parcerias para expandir iniciativas de descarbonização no setor, incluindo um Acordo de Cooperação Técnica com a Eletrobras para avaliar soluções em energia renovável nos portos. Além disso, a agência lançou o Guia de Descarbonização do Setor Aquaviário, alinhado a diretrizes internacionais, para incentivar práticas sustentáveis e reduzir ainda mais as emissões no futuro.

Leia mais notícias sobre a ANTAQ setor aquaviário

ANTAQ e UnB unem forças para modernizar tarifas portuárias


Por Alice Demuner


Um oferecimento:

PATROCINADOR DOU DO CADE