ANAC aposta em vertiportos para impulsionar mobilidade aérea no Brasil

VertiMob e PRS Aeroportos foram selecionadas para desenvolver infraestrutura pioneira e ajudar a definir regras para o futuro da aviação urbana.
ANAC aposta em vertiportos para impulsionar mobilidade aérea no Brasil.
Imagem: Aeroin.net

A Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC) definiu as empresas que irão participar do Sandbox Regulatório de vertiportos no Brasil. A VertiMob Infrastructure e a PRS Aeroportos foram selecionadas para desenvolver projetos-piloto, servindo como base para a criação de normas específicas para esse tipo de infraestrutura. A iniciativa busca viabilizar a operação de aeronaves elétricas de pouso e decolagem vertical, um passo importante para o avanço da mobilidade aérea urbana no país.

A VertiMob tem planos para construir um vertiporto no aeroporto de São José dos Campos, em parceria com a SJK Airport e outras empresas do setor, enquanto a PRS Aeroportos implementará um projeto semelhante no Campo de Marte, em São Paulo. Para iniciar os trabalhos, as empresas precisam apresentar a documentação necessária e assinar os Termos Específicos de Admissão. Entre os critérios técnicos que deverão ser atendidos estão segurança operacional, controle de acesso, impacto sonoro e estrutura para manutenção e suporte das aeronaves.

A ANAC avaliou 38 propostas antes de definir as vencedoras, seguindo os critérios estabelecidos no Edital nº 22/2024. O modelo de sandbox regulatório permite a flexibilização de normas para incentivar a inovação e testar novas tecnologias sob supervisão das autoridades. Dessa forma, será possível estabelecer diretrizes eficientes para garantir a segurança e a viabilidade da operação de vertiportos no Brasil.

Leia mais notícias sobre a ANAC

ANAC moderniza regras para tarifas de carga internacional em aeroportos


Por Alice Demuner


Um oferecimento:

DOU DO CADE - patrocinador