Representantes das maiores companhias aéreas dos Estados Unidos manifestaram na sexta-feira críticas à iniciativa do governo Biden de abrir uma ampla revisão pública sobre a concorrência no setor aéreo. A iniciativa, segundo as empresas, poderia ter um impacto significativo e inesperado na aviação comercial do país, especialmente com o aumento das operações aéreas durante o período de festas de fim de ano.

A Airlines for America, a Associação Internacional de Transporte Aéreo (IATA) e outros grupos do setor pediram ao Departamento de Justiça para estender o prazo de comentários públicos por mais 60 dias. A data atual, fixada para 23 de dezembro, coincide com a alta temporada de viagens, o que, de acordo com as empresas, dificultaria a participação ativa de todos os envolvidos no processo de consulta.

Segundo os representantes das empresas aéreas, o governo não deveria “apressar a coleta de informações sobre o mercado de transporte aéreo, que já é altamente competitivo,” ressaltando ainda que uma coleta apressada de dados poderia comprometer a análise do setor e sobrecarregar as operações das empresas em uma época em que os recursos já estão no limite.

Com a perspectiva de impactos significativos para o futuro do setor de aviação, as companhias pedem que o governo considere os desafios específicos da temporada de festas. Elas alertam que a revisão atual deve ser realizada com o tempo necessário para incluir todas as perspectivas e dados relevantes, garantindo um entendimento completo das complexidades do mercado aéreo.


Informações: Reuters

Da Redação

WebAdvocacy – Direito e Economia


Imagem: Pexels.com


Um oferecimento de:

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *