O Grupo Matheus S.A. e o Novo Atacarejo Comércio de Alimentos Ltda. ingressaram com operação no CADE no último dia 23.08 (AC nº 08700.005974/2024-80), com o objetivo precípuo de combinar os negócios das empresas nos estados de Alagoas, Paraíba e Pernambuco. Nesta operação, assunção de controle dos negócios do Novo Atacarejo pelo Grupo Matheus.
O Grupo Matheus S.A. atua no norte e nordeste do Brasil nas atividades de varejo de alimentos (supermercados, hipermercados e atacarejos) e no segmento de atacado e de eletrodomésticos. O Novo Atacarejo, por seu turno, atua com comércio varejista de mercadorias em geral (atacarejo e atacado de distribuição), com predominância em produtos alimentícios, principalmente no estado de Pernambuco
A operação resultará em sobreposições horizontais no mercado de varejo de autosserviço (hipermercados, supermercados e atacarejos) em vários municípios dos estados mencionados, alguns dentre os quais a participação conjunta das requerentes é superior a 60%, como é o caso do município de Cabedelo/PB, em que ambas as requerentes têm participação de mercado superior a 30%.
A operação englobará pelo menos 22 lojas do Grupo Mateus nos estados de Alagoas, da Paraíba e de Pernambuco e 30 lojas do Novo Atacarejo nos estados da Paraíba e de Pernambuco, bem como 2 centros de distribuição do Grupo Mateus e 1 centro de distribuição do Novo Atacarejo.
O caso está sendo analisado pelo Superintendência-Geral do CADE por meio de rito ordinário.
Da Redação
WebAdvocacy – Direito e Economia