Apresentação

O informativo Concorrência pelo Mundo é publicado aos sábados e reúne as noticias das principais autoridades de defesa da concorrência do mundo (CADE, FTC, USDOJ, CMA etc).

Brasil

CADE aprovou sem restrições a operação Votorantim/Polimix

A operação de investimento conjunto na construção de um novo forno na fábrica de cimento da Votorantim situada no município de Cantagalo/RJ, da negociação de contrato de fornecimento de insumos (cimento puro – CPIND e clínquer) pela Votorantim à Polimix e da negociação de potencial direito de preferência para aquisição do ativo (Forno ) pela Votorantim, ao final do prazo de duração do investimento.

A Superintendência-Geral do CADE aprovou a operação com base nas participações de mercado das empresas envolvidas na operação nos mercados verticalmente integrados. Segundo o Parecer da Superintenedência-Geral, todas as participações de mercado das empresas envolvidas na operação são inferiores a 30%, motivo pelo qual a autoridade, com base no art. 8º, inciso IV*, da Resolução nº 33/22, aprovou a operação sem restrições pelo rito sumário.

Ver notícia

Está disponível a pauta de julgamento do CADE do dia 19.06

A pauta do dia 19.06 conta com três processos: o Procedimento Administrativo de Apuração de Ato de Concentração nº 08700.009330/2023-80 (Vancouros Indústria e Comércio de Couros Ltda, Viposa S.A. e Indústria e Comércio de Couros Britali Ltda), Processo Administrativo nº 08700.005438/2021-31 (Gilvan Celso Cavalcanti de Morais Sobrinho e a empresa Miriri Alimentos e Bioenergia S.A.) e Processo Administrativo nº 08700.010979/2013-71 (n Eletric Corporation Ltda. e as pessoas físicas Cheng Yuan Lin e Wen Jun Cheng ).

Ver notícia

Veja os atos de concentração aprovados pelo CADE nesta semana

O CADE aprovou 16 atos de concentração nesta semana, sendo todos eles por rito sumário. Destaque para o Ato de Concentração nº 08700.003690/2024-59, de interesse da Votorantim Cimentos e Polimix Ltda., que, apesar de resultar em duas integrações verticais, foi aprovado porque as empresas detêm menos que 30% de participação nos mercados afetados.

Ver notícia

Internacional

USDOJ ganha quatro novos estados americanos na luta contra a Apple

Os novos estados a compor o processo civil do USDOJ na luta contra o abuso de posição dominante da Apple no mercado de smartphones são: Indiana, Massachusetts, Nevada e Washington.

Ver notícia

CNMC avalia novas medidas para limitar depósitos em plataformas de jogo

  • O Ministério introduz um sistema voluntário de limites de depósito por jogador e aplicável a todos os operadores.
  • A CNMC considera que o regulamento não apresenta restrições injustificadas à concorrência.
  • No entanto, alerta que pode desestimular a mudança de operador e aumentar a concentração de mercado, por isso deve ser avaliada continuamente.

Ver Clipping da Concorrência 14.06.2024

O CNMC autorizou quatro operações de concentração em maio

Duas operações foram aprovadas na primeira fase sem compromissos, enquanto as outras duas foram aprovadas com compromissos: uma na primeira fase e outra na segunda fase.

Ver Clipping da Concorrência 12.06.2024

A Comissão envia uma comunicação de objeções à Alchem sobre o primeiro caso de cartel farmacêutico na UE

A Comissão Europeia informou a Alchem International Pvt. Ltd. e a sua filial Alchem International (H.K.) Limitada (conjuntamente «Alchem») da sua opinião preliminar de que violaram as regras antitrust da UE ao participarem num cartel de longa duração relativo a um importante produto farmacêutico.

Ver Clipping da Concorrência 14.06.2024

Comissão insta a República Checa a melhorar a concorrência na organização da recolha e valorização de resíduos no setor das embalagens

A Comissão Europeia informou a República Checa de que as medidas que nomeiam a EKO-KOM como a única empresa autorizada para a recolha e valorização de resíduos de embalagens há mais de duas décadas podem violar as regras de concorrência da UE.

Ver Clipping da Concorrência 12.06.2024

Estações de carregamento para veículos elétricos: AMF emite parecer

Embora a União Europeia tenha estabelecido o objetivo de alcançar a neutralidade climática até 2050, o setor dos transportes deve evoluir para reduzir o seu impacto no ambiente. Como tal, a implantação de infraestruturas de carregamento de veículos elétricos (“EVCI”), os seus preços e o desenvolvimento de serviços associados são elementos-chave na trajetória de descarbonização do setor dos transportes. O contrato estratégico para o setor automóvel inclui uma meta de 400 mil pontos de carregamento acessíveis ao público até 2030, em comparação com 100 mil em 2023.

Ver Clipping da Concorrência 11.06.2024

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *