ANTT aprova o Plano de Atuação Internacional para o ano de 2024
Documento norterará ações da ANTT para a melhoria dos serviços de transporte terrestre internacional de passageiros e de cargasCompartilhe:
Publicado em 09/01/2024 15h20
Foto: Divulgação / AESCOM ANTT
O transporte internacional de passageiros e cargas pelo modal terrestre é de grande importância para a logística e, consequentemente, para a economia do país. Ciente deste compromisso, a Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) publicou o Plano de Atuação Internacional (PLAI) 2024, um documento que traz, dentre vários pontos, as diretrizes para a boa atuação da ANTT em eventos e missões internacionais e no relacionamento com organismos estrangeiros.
Acesse aqui, para consulta e download, o PLAI 2024
O documento é o resultado do trabalho da Assessoria de Relações Internacionais (ASINT), unidade da ANTT que tem, entre suas atribuições, representar o Brasil junto a organismos internacionais em convenções, acordos e tratados, além de se relacionar com demais órgãos e entidades do Governo Brasileiro, oferecendo assim condições para que o Brasil possa aperfeiçoar o fluxo de transporte terrestre com outros países da América do Sul.
Sinergia com a governança
Desde que foi criada, em 2001, a ANTT tem no rol de suas atribuições a de representar o Brasil junto aos organismos internacionais e em convenções, acordos e tratados na sua área de competência. Assim, o PLAI 2024 alinha-se com os instrumentos de governança da Agência, entre eles:
- PDP – Plano de Desenvolvimento de Pessoas
- Plano Estratégico
- PGA – Plano de Gestão Anual
- Agenda Regulatória
- Programa PROREV
- Proposta orçamentária
Agenda
O cronograma de eventos e encontros virtuais e presenciais previstos, abertos para todos os stakeholders e interessados no ramo de transportes terrestres, estão em anexo específico do PLAI 2024.
Conheça o cronograma do Plano acessando aqui
Protagonismo mundial
No atual cenário internacional, o Brasil é membro de diversos organismos de integração regional, dentre os quais, destacam-se: a Associação Latino-Americana de Integração (Aladi), que é o maior grupo latino-americano de integração, e o Mercado Comum do Sul (Mercosul). Ela é formada por 13 países-membros: Argentina, Bolívia, Brasil, Chile, Colômbia, Cuba, Equador, México, Panamá, Paraguai, Peru, Uruguai e Venezuela. Já o Mercosul é constituído por quatro países membros: Argentina, Brasil, Paraguai e Uruguai.
O Brasil possui, ainda, acordos bilaterais de transporte terrestre com Venezuela, Guiana e França (Guina Francesa); além de ter iniciado as tratativas para futura união com Colômbia e Equador.
Assessoria Especial de ComunicaçãoCategoria
Infraestrutura, Trânsito e Transportes
Confira o desempenho da ANEEL no cumprimento da LAI em 2023
No último ano, A ANEEL foi o 7° órgão mais acionado pela sociedade por meio da Lei de Acesso à InformaçãoCompartilhe:
Publicado em 09/01/2024 07h23 Atualizado em 09/01/2024 09h43
A ANEEL foi o 7° órgão mais acionado pela sociedade por meio da Lei de Acesso à Informação (LAI) em 2023. E, comprometida com o interesse público, a Agência atendeu, dentro do ano de 2023, a 99,1% das solicitações em tempo hábil. O cumprimento da LAI de forma eficiente pela ANEEL contribui para o aprimoramento da instituição e da participação social. Confira, no infográfico abaixo, o desempenho da Agência de acordo com o Painel LAI:Desempenho da ANEEL – Cumprimento da LAI em 2023
O Painel, desenvolvido pela Controladoria-Geral da União (CGU), disponibiliza informações sobre a quantidade de pedidos e recursos registrados, cumprimento de prazos, perfil dos solicitantes, omissões, transparência ativa, entre outros aspectos. Acesse: https://centralpaineis.cgu.gov.br/visualizar/lai
Descubra como fazer seu pedido de informação na ANEEL e saiba mais sobre a LAI em https://www.youtube.com/watch?v=bU21OOUU6jE.Categoria
Energia, Minerais e Combustíveis