A massa de dados de interesse é outra.

Editorial

Nos últimos dias veio à tona o escândalo das apostas no futebol brasileiro. As investigações até o momento dão conta de que há um grupo considerável de jogadores que aceitaram pagamentos para, por exemplo, fazerem faltas com o objetivo de sofrerem cartões amarelos e vermelhos, produzindo assim resultados viciados nas apostas realizadas pelo mercado de sports betting no mundo do futebol.

O mercado de sports betting está inserido dentro da indústria do esporte, sendo de longe a sua modalidade mais lucrativa, pois, além de contar com grandes casas de apostas e cassinos, está sendo invadida por plataformas de apostas online, que atuam nesse mercado cobrando taxas pelo acesso às suas plataformas e oferecendo serviços adicionais, como análise de dados e transmissão ao vivo[1].

A tendência para o mercado de sports betting para os próximos anos é o da ampliação da operação de um número de plataformas online neste ramo da economia, principalmente para uso em dispositivos celulares.

O mercado de sports betting atua em mercados de múltiplos lados e o produto comercializado são as apostas e estas envolvem elementos reais, como jogadores e a infraestrutura para a realização dos jogos existem (estádio).

A remuneração dos recursos humanos e físicos sai de várias fontes e segue o script das plataformas digitais padrão. A primeira e mais evidente refere-se a de receita advinda dos torcedores dos clubes que, na ânsia de torcerem por seus times, se associam as plataformas de sports betting, fazem as suas apostas e oferecem desde pagamentos em espécie até a disponibilização dos seus dados pessoais; a segunda fonte de remuneração advém das empresas que ofertam propagandas de todos os tipos de produtos para esses mesmos torcedores com base nos seus próprios dados coletados; e a terceira fonte vem do pagamento de patrocínios de empresas para manterem as suas marcas associadas com uma agenda positiva.

Também os algoritimos e uma grande massa de dados estão presentes nas plataformas de sports betting. No entanto, a contrário das plataformas que visam a fazer a predição de comportamento dos consumidores, nas plataformas de sports betting não se consegue predizer os resultados dos jogos com base nos dados captados nem dos torcedores nem das empresas que participam do negócio de propaganda, mas sim dos elementos que geram as apostas, que são os jogadores.

Associado a característica digital e online desse mercado, que tem como orientação os algoritimos, também esses mercados são definidos como jogos de azar, que embora não sejam totalmente randomizados, como é o caso de um jogo com dois dados, se caracterizam por apostas em equipes com base no treinamento e na estrutura ee estão fundamentados em probabilidades.

Nas plataformas digitais padrão, a massa de dados e os algoritimos mapeam e manipulam o comportamento do consumidor, nas plataformas online sports betting, no entanto, a massa de dados que interessa para fins de manipulação do mercado é a massa de informações dos jogadores, pois a massa de dados dos consumidores em nada interfere a probabilidade de sucesso da aposta.

Conhecer os hábitos e características dos torcedores gera mercado para bens e serviços esportivos, ao passo que conhecer os hábitos e características dos jogadores “pode” gerar ausência de mercado.


[1] The economics of sports betting: Understanding the business behind the industry – Sports Mole. Disponível em: https://www.sportsmole.co.uk/football/features/the-economics-of-sports-betting-understanding-the-business-behind-the-industry_512367.html.

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