CADE aprova operação entre dois grandes laboratórios de análises clínicas

A Superintendência-Geral do Conselho Administrativo de Defesa Econômica (SG) autorizou a compra do Laboratório de Análises Clínicas Confiance Ltda. pela empresa Fleury S.A.
CADE
Foto: Instagram/ @fleury

Atualizado em 15/05/2025 às 14:50

Brasília, 15 de maio de 2025

Na última terça-feira (13), a Superintendência Geral (SG) do Conselho Administrativo de Defesa Econômica (CADE) anunciou a aprovação do Ato de Concentração Nº 08700.001830/2025-35, referente ao processo de aquisição da clínica laboratorial Confiance pela brasileira Fleury. Antitruste brasileira julga a operação como incapaz de gerar riscos significativos no mercado de laboratórios.

Fleury com Confiance: conheça as partes 

A Fleury S.A., do Grupo Fleury, é uma empresa brasileira fundada em 1926 que atua no mercado de serviços clínicos, ambulatoriais e hospitalares. Desde a realização de exames até a análise de diagnósticos, a associação econômica leva assistência de saúde por meio de 558 unidades de atendimento espalhadas por 13 estados e no Distrito Federal. Como acionista da empresa, a Bradesco Diagnósticos é detentora de 24,9% de participação no capital social da Fleury, que, em 2023, faturou R$4.319.265.000,00.

O Laboratório de Análises Clínicas Confiance Ltda. é uma companhia, detida integralmente por pessoas físicas, que presta serviços de apoio à medicina diagnóstica (SAD), além de vacinação e coleta de amostras para exames toxicológicos. Após reorganização societária, a empresa incorporou a totalidade da Labclin Laboratório Clínico De Campinas Ltda. e da Inda-Lab Análises Clínicas Ltda. Sob o nome da marca Confiance, a organização possui 23 unidades de atendimento em municípios do estado de São Paulo, como Campinas, Sumaré, Valinhos, Vinhedo, Hortolândia, Indaiatuba e Paulínia.

Apesar de elevada concentração em Campinas/SP, CADE aprova

No dia 14 de fevereiro de 2025, o CADE acolheu a notificação do ato de concentração da Fleury e da Confiance. Por quase três meses, a autoridade antitruste brasileira investigou o requerimento apresentado pelas partes e, nesse processo de fiscalização, identificou potenciais perigos ao cenário concorrencial.

A operação gera sobreposição horizontal no ramo de exames de análises clínicas, mas, somente no município de Campinas, a participação conjunta no mercado ultrapassa 20% e o índice de concentração do setor (Índice Herfindahl-Hirschman – HHI) ultrapassa os valores de segurança previstos, equivalentes a 200 pontos na escala. 

Para além da sobreposição horizontal, o CADE identificou a formação de integrações verticais entre alguns serviços prestados pela Fleury e pela Confiance, como os mercados de coleta de exames e o de realização de testes toxicológicos de larga janela. 

As investigações da autarquia foram focadas nas seguintes integrações verticais: 

  • Serviço de coleta de exames e exames toxicológicos de larga janela de detecção;
  • Exames de análises clínicas e serviço de apoio a terceiros; 
  • Planos de saúde médico-hospitalares e serviços de apoio à medicina diagnóstica.

Apesar da situação na cidade metropolitana, a SG do CADE aponta os motivos da inexistência de preocupação da autarquia com a consumação da união entre a Fleury e a Confiance: 

  • Identificação de entrada e expansão de concorrentes nos últimos cinco anos, bem como existência de projetos de expansão dos concorrentes atuais;
  • Perspectiva de crescimento do mercado para os próximos três anos;
  • Presença de agentes econômicos com atuação relevante em nível regional;
  • Presença dos requisitos de rivalidade no atual cenário do mercado (capilaridade da rede de atendimento, portfólio de serviços articulado a núcleo técnico operacional, contrato com operadoras de planos de saúde (OPS) e limitações à precificação em contratos com OPS); 
  • Capacidade de absorção de desvios de demanda em caso de aumento de preços pelas Requerentes.

Porém, as análises da SG da autoridade antitruste não indicam qualquer cenário de fechamento do mercado. Dessa forma, o CADE aprovou o ato de concentração sem restrições. 

Este conteúdo é apenas para associados .
Cadastre-se
Already a member? Inicie sessão aqui

Leia mais notícias da WebAdvocacy:

CADE aprova três condenações por unanimidade durante reunião; as penalidades passam a faixa de R$1 milhão

CADE designa processos para seus Conselheiros

CADE recebe novas notificações de concentração em energia e agronegócio em maio de 2025

Fusões e aquisições em alta: CADE analisou 52 operações em abril e aponta crescimento de 53%


Um oferecimento:

Agências Reguladoras

Views: 25