Brasília, 07/04/2025
Nesta segunda-feira (07), o Conselho Administrativo de Defesa Econômica (CADE) aprovou dois novos atos de concentração em que o grupo ArcelorMittal adquiriu as empresas Tuper S.A. e a Brazil Steel Investimentos e Participações S.A..
CADE autoriza duas operações referentes a ArcelorMittal
Empresas participantes do Grupo ArcelorMittal realizaram aquisições no setor de aço brasileiro.
Por meio do Ato de Concentração nº 08700.003130/2025-85, a ArcelorMittal Brasil S.A. adquiriu ações representativas do capital social da Brazil Steel Investimentos e Participações S.A. Nesse caso, a companhia compradora passará, indiretamente, a controlar a Dânica Soluções Termoisolantes Integradas S.A., que enfrenta, atualmente, recuperação judicial e atua em diversos setores industriais, como fabricação de produtos para cobertura e fachadas na construção civil, além de produtos e acessórios metálicos. De acordo com análise da autoridade antitruste, a união não apresenta perigos à concorrência, em possíveis situações de sobreposição horizontal ou integração vertical. O CADE aprovou a operação sem restrições.
O Grupo ArcelorMittal também adquiriu 60% das ações da Tuper S.A. Nesse caso, a ArcelorMittal Planos Comercial Ltda. passa a deter integralmente o controle da empresa-alvo, já que, anteriormente, detinha os 40% restantes. Ao aprovar o Ato de Concentração nº 08700.003007/2025-64, a autarquia autoriza a fusão no mercado de tubos e placas planas de aço por ausência de indicativos preocupantes para a ordem econômica do setor.
O Grupo ArcelorMittal é relevante no cenário mundial
O Grupo ArcelorMittal é um dos principais players no mercado de produtos de aço. Em solo brasileiro, o conjunto econômico do Grupo, por meio de empresas subsidiárias, fabrica grande diversidade de ativos siderúrgicos, como tubos de aço carbono, telhas metálicas, painéis termoacústicos, produção, comercialização, processamento e distribuição de aços planos.
Texto por Isabela Pitta
Leia outras notícias de concorrência produzidas pela WebAdvocacy
CADE aprova Joint Venture entre Delta Airlines e LATAM