A Comissão Federal de Comércio (FTC) anunciou o envio de mais de US$ 5 milhões em reembolsos para consumidores prejudicados por um esquema fraudulento de alívio de dívidas, operado pela ACRO Services. A empresa, que utilizava nomes como American Consumer Rights Organization e Tri Star Consumer Group, enganou milhares de pessoas ao prometer redução significativa de dívidas em 12 a 18 meses. Além das promessas falsas, os consumidores eram obrigados a pagar taxas iniciais elevadas e mensalidades por serviços de monitoramento de crédito.
Após uma ação judicial iniciada em 2022, os responsáveis pelo esquema concordaram com um acordo que os proíbe de atuar nos setores de telemarketing e alívio de dívidas, além de entregar bens para reembolsar as vítimas. Parte dos fundos também veio de um caso contra a processadora de pagamentos BlueSnap, que se beneficiou das operações da ACRO Services. No total, 7.687 consumidores receberão os cheques de reembolso, que devem ser descontados em até 90 dias.
A FTC reforça que nunca solicita pagamentos ou informações bancárias para liberar reembolsos e incentiva os consumidores a visitarem seu site oficial para mais informações. Em 2023, a entidade restituiu mais de US$ 330 milhões a vítimas de fraudes, reafirmando seu compromisso com a proteção dos direitos dos consumidores e a promoção de práticas de mercado justas.
Fonte: FTC
Leia outras notícias sobre a FTC
Autoridades globais de concorrência intensificam investigações e avaliam fusões estratégicas
Por Alice Demuner
Um oferecimento de: