Na última terça-feira (07), os preços do petróleo no mercado internacional sofreram aumento considerável. O barril do petróleo Brent (petróleo bruto, produzido no Mar do Norte, na Europa) fechou o dia com o valor em U$77,05. Apesar das previsões de 2025, como por exemplo a estruturada pelo BTG Pactual, que modelou uma faixa de U$70,00, fatores externos de geopolítica internacional e demandas de grandes consumidores da commodity geram desequilíbrio e colocam as modelações esperadas pelos economistas em xeque.

Apesar da alta nos valores da commodity negociada na Bolsa de Londres, a produção estadunidense, o petróleo WTI (West Texas Intermediate – um óleo mais leve) também sobe e atinge o valor de U$74,25 devido ao aumento do dólar.

Com as festividades do fim de ano, a demanda de óleo chinesa foi crescente no último mês de 2024. Porém, com as sanções internacionais diante da Rússia e do Irã, o abastecimento petrolífero para a China sofre instabilidade e, por fim, pode ser um fator contribuinte para o aumento não previsto por economistas no preço do barril de petróleo.


Matéria por Isabela Pitta


Imagem: pexels.com


Um oferecimento de:

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *