Brasília, 22 de abril de 2025
O Conselho Administrativo de Defesa Econômica (CADE) recebeu mais uma notificação de ato de concentração envolvendo os Supermercados BH e a Cencosud Brasil Comercial S.A. A operação marca a continuidade da estratégia agressiva de crescimento da rede mineira no setor varejista alimentar.
Esta é a segunda operação entre os Supermercados BH e a Cencosud submetida à análise do CADE em um curto intervalo de tempo. No dia 8 de abril, a rede mineira já havia notificado a autarquia sobre a aquisição de 32 lojas, 8 postos de combustíveis e 1 centro de distribuição em 17 municípios de Minas Gerais. Agora, os Supermercados BH comunicam ao CADE mais uma operação, envolvendo 22 novas lojas localizadas em dez municípios mineiros.
Detalhes da nova operação
A nova operação envolve a aquisição, pela rede Supermercados BH, de 22 unidades de autosserviço pertencentes à Cencosud, localizadas nas cidades de Curvelo, Janaúba, Juiz de Fora, Matozinhos, Montes Claros, Pedro Leopoldo, Pirapora, Sete Lagoas, Unaí e Varginha.
As lojas englobam tanto bens corpóreos quanto incorpóreos — incluindo instalações e pontos comerciais — e reforçam a presença da bandeira BH em municípios onde ainda não havia atuação ou cuja atuação era incipiente.
Estratégia de crescimento da rede mineira
A operação se alinha à estratégia de expansão regional dos Supermercados BH, que já está presente em 99 municípios de Minas Gerais e 12 municípios no Espírito Santo. A rede possui ainda 11 centros de distribuição, sendo 8 em Minas e 3 no Espírito Santo, e opera 8 postos de combustíveis sob a bandeira Sales.
Segundo a petição submetida ao CADE, a transação não levanta preocupações concorrenciais, uma vez que as sobreposições identificadas são consideradas de baixa ou moderada relevância e os mercados locais apresentam forte rivalidade.
Reorganização estratégica da Cencosud e expectativa de aprovação
Para a Cencosud, a operação representa uma oportunidade de captar recursos para investir em outras regiões do país. A varejista chilena, que opera no Brasil por meio de marcas como GBarbosa, Bretas, Prezunic, Perini, Mercantil Atacado, Spid e GIGA, busca reforçar sua atuação nacional com foco em mercados estratégicos.
Diferentemente do primeiro ato de concentração, que tramitou sob rito sumário, esta nova operação será analisada pelo rito ordinário. As empresas solicitaram ao CADE a aprovação sem restrições.
Cadastre-se
Leia mais notícias do CADE:
Um oferecimento: