ANTAQ lança aplicativo para reforçar segurança em portos brasileiros

OiBR será implementado inicialmente nos portos de Santos e São Sebastião e promete modernizar fiscalização.
ANTAQ lança aplicativo para reforçar segurança em portos brasileiros.
Porto de Santos em São Paulo. Imagem: Portos e navios

A Agência Nacional de Transportes Aquaviários (ANTAQ) lançará nesta terça-feira (11) o aplicativo OiBR, uma nova ferramenta digital voltada para aumentar a segurança e a proteção nos portos brasileiros. O evento ocorrerá às 14h no Parque Tecnológico de Santos, em Santos (SP), e marcará o início da implementação do sistema nos portos de Santos e São Sebastião, em São Paulo.  

O OiBR substituirá o sistema Oi-Cepai e permitirá que fiscais da ANTAQ registrem e analisem ocorrências de segurança em tempo real, otimizando a tomada de decisões estratégicas. A plataforma integrará dados operacionais e de proteção portuária em um único ambiente, proporcionando maior eficiência no monitoramento de incidentes, como problemas com cargas perigosas, falhas em equipamentos e ocorrências a bordo das embarcações.  

Com o slogan “Portos+Seguros”, a nova tecnologia impulsiona a modernização do setor portuário no Brasil. Além da implementação inicial em Santos e São Sebastião, a ANTAQ pretende expandir o uso do aplicativo para outros portos do país, garantindo um sistema unificado e mais ágil para o controle de segurança marítima.

Leia mais notícias sobre a ANTAQ

Brasil avança na logística: primeira concessão de hidrovia é debatida

Setor aquaviário reduz emissões em 7,68% mesmo com mais carga transportada


Por Alice Demuner


Um oferecimento:

Agências Reguladoras