A Comissão Europeia encaminhou à Amazon uma comunicação de objeção a operação de aquisição da iRobot pela Amazon, o que significa dizer que a operação apresenta preocupações de natureza concorrencial e, portanto, a operação será aprofundada (fase II ).

A IRobot é uma empresa fabricadora de robôs aspiradores (robot vacuum cleaners (RVCs)) e a Amazon é uma empresa de comércio eletrônico que comercializa robôs aspiradores.

A Comissão Europeia identificou que o problema concorrencial da operação está na capacidade e no incentivo que a Amazon pode ter para fechar o mercado de RVCs para os rivais da IRobot na Área Econômica Europeia.

De acordo com o apontamento da Comissão Europeia, a Amazon poderá adotar as seguintes estratégias de fechamento de mercado:

  • retirada da lista de RVCs rivais das suas prateleiras eletrônicas;
  • reduzir a visibilidade de RVCs rivais em resultados não pagos (ou seja, orgânicos) e pagos (ou seja, anúncios) exibidos no marketplace da Amazon;
  • limitar o acesso a determinados widgets (por exemplo, “outros produtos que você pode gostar”) ou certos rótulos de produtos comercialmente atraentes (por exemplo, “Escolha da Amazon” ou “Funciona com Alexa”); e/ou
  • direta ou indiretamente aumentando os custos dos rivais da iRobot para anunciar e vender seus RVCs no marketplace da Amazon.

A Comissão Europeia tem até o dia de fevereiro de 2024 para apresentar a decisão final.

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