ANTT conversa com os brasileiros para expandir malha ferroviária nacional

A Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) busca diálogo com a sociedade brasileira para avançar no projeto de expansão das ferrovias nacionais
ANTT
Imagem: pexels.com

Brasília, 30 de abril de 2025

Na última terça-feira (29), a Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) realizou a Reunião Participativa nº 03/25 para debater o projeto de ampliação da rede ferroviária federal. O encontro entre ANTT e o público ocorreu de maneira híbrida (presencial e remotamente), com transmissão ao vivo no canal do YouTube da agência. As audiências permanecem gravadas para acesso público na plataforma de streaming oficial. 

ANTT nas linhas de ferro

Para ouvir a sociedade civil e empresarial brasileira, a ANTT realizou a reunião participativa em busca de encontrar e identificar trechos férreos com viabilidade de reativação para ampliar a malha de trilhos nacional. Por isso, a fim de mapear os interesses públicos e alinhar os trechos das ferrovias com os brasileiros, a participação das pessoas no projeto aprimora o processo.

ANTT
Imagem: pexels.com

Além do encontro, a Agência Nacional instaurou uma consulta pública, que permanece aberta até o dia 15 de maio, para receber sugestões, comentários e colaborações referentes à ampliação, reaproveitamento e desenvolvimento da malha férrea federal. 

Após “ouvir os trilhos”, o diretor-geral, Guilherme Theo Sampaio, e os membros da ANTT buscam “ouvir as pessoas” para aperfeiçoar o projeto que, no fim, procura ter um impacto social positivo. 

Na luta pela volta dos trens

O debate em reunião participativa realizada pela ANTT, além de ter base no Plano de Gestão Anual da agência reguladora, conta com uma “carteira robusta” de projetos que visam o desenvolvimento da malha ferroviária nacional de maneira econômica e socialmente sustentável. 

Para contribuir, a consulta pública segue aberta pelo sistema particiANTT

Este conteúdo é apenas para associados .
Cadastre-se
Already a member? Inicie sessão aqui

Leia mais notícias das Agências reguladoras:

ANP reforça diálogo com o mercado para aprimorar fiscalização do abastecimento

ANEEL quer ouvir a sociedade: participe das consultas públicas e tomadas de subsídios


Um oferecimento:

PATROCINADOR: DOU DO CADE