CADE recebe três novos atos de concentração, com foco em energia e serviços financeiros

Operações seguem rito sumário e envolvem aquisição de participação societária em setores estratégicos
CADE recebe três novos atos de concentração, com foco em energia e serviços financeiros
Energia e finanças: CADE analisa atos de concentração em dois setores estratégicos da economia. Imagem: Divulgação

Brasília, 22 de abril de 2025

O Conselho Administrativo de Defesa Econômica (CADE) recebeu três novos atos de concentração para análise sob rito sumário, sendo dois deles voltados ao setor de energia elétrica, segmento que vem se destacando nas notificações recentes à autarquia.

EBrasil amplia participação em empresa de energia da Paraíba

O Ato de Concentração nº 08700.004126/2025-34 trata da aquisição, pela EBrasil Gás e Energia S.A., da totalidade das ações ordinárias da Centrais Elétricas da Paraíba S.A. atualmente detidas pela CPFL Geração de Energia S.A. Com a operação, a EBrasil ampliará sua participação de 44,12% para 97,46% no capital social da empresa alvo, consolidando seu controle sobre a companhia.

A operação abrange atividades de geração, transmissão e comercialização de energia elétrica, de acordo com os respectivos códigos CNAE 3511-5/01, 3512-3/00 e 3513-1/00.

Bolt Energy adquire usina termelétrica Cambará

Outra operação no setor energético, o Ato de Concentração nº 08700.004131/2025-47 envolve a aquisição, pela Bolt Energy Comercializadora de Energia Ltda., da totalidade das ações da Usina Termelétrica Cambará S.A. Os ativos pertencem atualmente, em partes iguais, à Omega Engenharia Ltda. e à Urbana Participações Imobiliárias Ltda.

A operação, formalizada em 4 de abril de 2025, também se refere às atividades de geração e comércio atacadista de energia elétrica.

Dock adquire fintech no setor financeiro

Já o terceiro ato de concentração, de nº 08700.004088/2025-10, refere-se ao setor financeiro. A operação consiste na aquisição, pela Dock Instituição de Pagamento S.A., da totalidade das ações da DM Sociedade de Crédito Direto S.A., atualmente pertencentes à DMCore Holding Financeira S.A. e ao Sr. Denis César Correia.

A operação envolve o segmento de serviços financeiros auxiliares, sob o CNAE 6619-3/99, e segue também o rito sumário de análise.

Este conteúdo é apenas para associados .
Cadastre-se
Already a member? Inicie sessão aqui

Leia mais notícias do CADE:

Entenda a recomendação do CADE pela condenação de 2 associações profissionais no mercado audiovisual brasileiro

Superintendência-Geral do CADE recomenda rejeição de operação entre Unimed Cascavel e Hospital Policlínica


Um oferecimento:

Agências Reguladoras