Brasília, 10 de abril de 2025
O Google assumiu um compromisso com o Bundeskartellamt (o órgão antitruste da Alemanha) para remover diversas restrições de concorrência relacionadas aos seus serviços automotivos e à plataforma Google Maps. A medida pode trazer impactos significativos para o mercado europeu e internacional.
Mais liberdade para montadoras com os Google Automotive Services
Nos últimos anos, os sistemas de infotainment automotivo — os painéis digitais integrados aos veículos — passaram a incorporar uma variedade de serviços digitais, como navegação, lojas de aplicativos e assistentes virtuais. Um dos principais pacotes oferecidos atualmente é o Google Automotive Services, que inclui Google Maps, Google Play e o Google Assistente.
Até agora, os fabricantes de veículos só podiam contratar esses serviços como um pacote fechado. Com a mudança, o Google permitirá a aquisição individual dos componentes, dando maior liberdade para que as montadoras escolham e combinem os serviços de acordo com as preferências dos consumidores.
O presidente do Bundeskartellamt, Andreas Mundt, afirmou que a flexibilização permitirá que os fabricantes escolham livremente entre diferentes fornecedores de serviços, combinando-os conforme as necessidades dos clientes, o que, segundo ele, abre novas possibilidades para concorrentes desenvolverem soluções inovadoras junto às montadoras.
Cadastre-se
Leia mais notícias Internacionais:
União Europeia impõe novas tarifas sobre produtos dos EUA em resposta às medidas de Trump
Um oferecimento: