Brasília, 03/04/2025
Publicado em 03/04/2025 às 21h03 – Atualizado em 04/04/2025 às 10h48
O Conselho Administrativo de Defesa Econômica (CADE) aprovou, na última sexta-feira (28/03), a aquisição da totalidade do capital social da Thermotite pela Vallourec Tubular Solutions (VTS), empresa pertencente ao Grupo Vallourec. A operação foi formalizada em por meio de um Contrato de Compra e Venda de Ações (“Share Purchase Agreement” ou “SPA”).
De acordo com informações apresentadas pelas requerentes do processo, a operação não geraria sobreposição horizontal no mercado, pois as atividades da Thermotite (serviços de revestimento térmico de tubos de aço) são complementares aos serviços já oferecidos pelo Grupo Vallourec, como o revestimento anticorrosivo e a comercialização de tubos de aço sem costura. A principal questão que entrou em análise do CADE foi a possibilidade de integração vertical entre as entidades e seus impactos sobre a concorrência do setor.
Índice
ToggleIntegração vertical
Ainda que os mercados analisados apresentem alta concentração, a estrutura comercial já estava previamente estabelecida dessa forma. Isso acontece porque o mercado de fornecimento de tubos de aço sem costura e revestimento anticorrosivo é liderado por Vallourec e Tenaris; já no segmento de revestimento térmico, os principais concorrentes são Thermotite e Tenaris. Portanto, o CADE concluiu que a aquisição não gera desequilíbrio significativo à dinâmica concorrencial e aprovou o ato de concentração.
Conclusão do parecer regulatório do CADE
A operação será conduzida mantendo o equilíbrio concorrencial nos segmentos afetados. Assim, não foram identificadas preocupações de caráter vertical ou necessidade de imposição de restrições regulatórias adicionais ao caso.
Mais notícias internacionais na WebAdvocacy
Autoridade francesa multa Apple em mais de R$900 milhões
Concorrência mundial: Autoridades Antitruste atuam na Itália e no Japão
Um oferecimento:
