ANTAQ e BNDES avançam em concessão das hidrovias dos rios Tocantins e Tapajós

Contrato para elaboração dos estudos foi assinado em Brasília e promete acelerar o desenvolvimento do transporte hidroviário.
ANTAQ e BNDES avançam em concessão das hidrovias dos rios Tocantins e Tapajós
Rio Tapajós visto de uma praia em Alter do Chão. Imagem: Wikipédia

Brasília, 18/02/2025

A Agência Nacional de Transportes Aquaviários (ANTAQ) e o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) assinaram, nesta segunda-feira (17), o contrato para dar início aos estudos de concessão das hidrovias dos rios Tocantins e Tapajós. A parceria marca o início oficial da estruturação dos projetos, com a expectativa de avançar rapidamente na elaboração dos Estudos de Viabilidade Técnica, Econômica e Ambiental (EVTEAs).

A cerimônia ocorreu na sede da ANTAQ, em Brasília, e contou com a presença do diretor-geral da Agência, Eduardo Nery, do diretor de Planejamento e Relações Institucionais do BNDES, Nelson Barbosa, e do superintendente da Área de Soluções em Infraestrutura do banco, Ian Guerreiro. O contrato faz parte do Acordo de Cooperação Técnica (ACT) firmado entre as instituições em julho de 2024, que prevê a seleção das empresas responsáveis pelos estudos.

Com o projeto, o governo busca impulsionar a navegação interior e ampliar a eficiência do transporte hidroviário na região, reduzindo custos logísticos e incentivando o desenvolvimento econômico local. A próxima etapa será a realização do kick off dos projetos, com o objetivo de acelerar a implementação das concessões.

Leia mais notícias sobre a ANTAQ

ANTAQ e DGN impulsionam modernização do transporte aquaviário

ANTAQ acelera transição verde e reduz emissões no setor marítimo


Por Alice Demuner


Um oferecimento:

PATROCINADOR: DOU DO CADE