Na manhã desta quinta-feira (02/01) no Diário Oficial da União, o Conselho Administrativo de Defesa Econômica (CADE) divulgou a aprovação de 07 atos de concentração referentes a setores diferentes da economia.
A primeira operação aprovada refere-se à aquisição, pela Peabody Energy Corporation, de ativos de carvão metalúrgico pertencentes à Anglo American na Austrália. A transação inclui minas e projetos estratégicos, reforçando a presença da Peabody em regiões de alto crescimento, com destaque para o mercado asiático. Segundo a empresa, a operação proporcionará benefícios estratégicos e financeiros, ampliando sua competitividade global, principalmente na Ásia.
Em outra operação, a SP Indústria e Distribuidora de Petróleo Ltda. adquiriu 40% das quotas de um terminal de combustíveis da Ipiranga Produtos de Petróleo S.A. localizado em Fortaleza, Ceará. A transação permitirá a formação de um condomínio para compartilhamento da base de armazenamento, com a Ipiranga mantendo 60% de participação. A aquisição reforça a competitividade da SP Distribuidora no estado, enquanto a Ipiranga busca racionalizar seus ativos logísticos na região Nordeste.
No setor de tecnologia espacial, por sua vez, o CADE aprovou a aquisição da UP42 GmbH pela Neo Space Group, que comprou a totalidade das ações da empresa, anteriormente detidas pela Airbus Defence and Space GmbH. A operação está alinhada aos objetivos do programa “Saudi Vision 2030”, que visa diversificar a economia da Arábia Saudita e fomentar o desenvolvimento industrial e tecnológico.
A JVM Administração e Participações Ltda. obteve aprovação para a compra de um imóvel em São Leopoldo, Rio Grande do Sul, anteriormente pertencente à WMS Supermercados do Brasil Ltda. A transação permitirá ao Grupo JVM expandir sua presença no varejo de alimentos em uma nova localidade, enquanto a WMS considera a venda uma oportunidade de negócios.
No setor de saúde, a Salinas Administração e Participações S.A. consolidou o controle integral da Domus Cuidados e Serviços em Saúde S.A., joint venture anteriormente compartilhada com a Unimed-Rio. A operação faz parte da estratégia de crescimento do Grupo Salinas, enquanto a Unimed-Rio busca reestruturar suas atividades e otimizar seu portfólio de negócios.
A Melnick Desenvolvimento Imobiliário S.A. também recebeu sinal verde do CADE para adquirir participação na Even SP 105 Empreendimentos Imobiliários Ltda., empresa controlada pela Even Construtora e Incorporadora S.A. A aquisição marca a entrada da Melnick no mercado imobiliário de São Paulo, consolidando sua estratégia de expansão geográfica.
A sétima e última operação aprovada envolve a aquisição, pelo Triton Fund 6, de todas as ações das subsidiárias MacGregor Pte Ltd e MacGregor Norway AS, atualmente parte do portfólio da Cargotec Corporation. A transação prevê a separação dessas unidades de negócios, transformando a MacGregor em uma empresa independente, com foco no aumento da lucratividade e expansão de mercado.
Da Redação
WebAdvocacy – Direito e Economia
Um oferecimento de: