O comércio varejista teve crescimento nulo em março de 2024

Notícia de última hora

O IBGE disponibilizou os resultados da Pesquisa Mensal do Comércio – PMC de março de 2024 e o crescimento do volume de vendas do comércio varejista foi nulo em março de 2024 quando comparado ao mês de fevereiro de 2024.

ÍndiceVariação mês/mês imediatamente anterior, com ajuste sazonal (M/M-1)Variação mês/mesmo mês do ano anterior (M/M-12)Variação acumulada no ano (em relação ao mesmo período do ano anterior)Variação acumulada em 12 meses (em relação ao período anterior de 12 meses)
Índice de volume de vendas no comércio varejista05,75,92,5
Fonte: IBGE
Elaboração: WebAdvocacy – Direito e Economia

No entanto, quando se compara o mês março de 2024 com o mesmo mês do ano anterior a variação do volume de vendas registrado foi de 5,7%. Quando comparados aos mesmos períodos do ano de 2023, constata-se que no acumulado do ano (jan, fev e mar) e no acumulado em 12 meses as variações das vendas no comércio varejista foram positivas e iguais a 5,9% e 2,7%, respectivamente.

Fonte: IBGE
Elaboração: WebAdvocacy – Direito e Economia

Na análise por unidade da federação, os resultados da PMC apontam variação positiva do volume de vendas em 15 das 26 unidades da federação e Distrito Federal, sendo o estado do Sergipe aquele que obteve a maior variação (3,7%) e o estado do Mato Grosso o que obteve a maior variação negativa (11,2%).


Da Redação

WebAdvocacy – Direito e Economia