05 Abr 2024 | Telecomunicaciones Nota de prensa
EVOLUÇÃO TRIMESTRE DO VOLUME DE NEGÓCIOS DO COMÉRCIO ELECTRÔNICO E VARIAÇÃO INTERANUAL (milhões de euros e percentagem)
Fonte: CNMC
Os setores de atividade que registaram maiores rendimentos foram as agências de viagens e os operadores turísticos, com 13,2% do volume de negócios total; transporte aéreo, com 5,6% e vestuário, em terceiro lugar, com 5,2%.
OS DEZ RAMOS DE ATIVIDADE COM MAIOR PERCENTAGEM DE VOLUME DE NEGÓCIOS NO E-COMMERCE (III-23, percentagem)
Fonte: CNMC
Se olharmos para o número de transações, constatamos que no terceiro trimestre de 2023 foram registadas mais de 385 milhões de transações, mais 15,6%. O transporte terrestre de passageiros liderou o ranking por vendas e compras (7,0%).
OS DEZ RAMOS DE ATIVIDADE COM MAIOR PERCENTAGEM DE TRANSAÇÕES DE E-COMMERCE (III-23, percentagem)
Fonte: CNMC
Relativamente à segmentação geográfica, constata-se que 44,6% das receitas do terceiro trimestre de 2023 foram destinadas a Espanha. Os restantes 55,4% corresponderam a compras originárias de Espanha efetuadas no estrangeiro.
O saldo externo líquido (diferença entre o que se compra do estrangeiro a Espanha e o que se compra de Espanha ao estrangeiro) apresenta um défice de 8.984 milhões de euros.
EVOLUÇÃO TRIMESTRE DO VOLUME DE NEGÓCIOS DE E-COMMERCE GEOGRAFICAMENTE SEGMENTADO (milhões de euros)
Fonte: CNMC
Por número de transações, observou-se que 36,8% das vendas destinaram-se a Espanha e 63,3% ao estrangeiro.
O volume de negócios de transações originadas em Espanha e dirigidas ao estrangeiro foi de 12.084 milhões de euros, mais 20,1% que no terceiro trimestre do ano anterior. 94,1% das compras de Espanha no estrangeiro foram realizadas em lojas localizadas na União Europeia.
Os ramos de atividade com maior volume de negócios de Espanha no exterior foram as agências de viagens (10,5%) e o vestuário (8,0%).
Por seu lado, as vendas do exterior com a Espanha atingiram um volume de negócios de 3,1 mil milhões de euros, mais 16,7% que no terceiro trimestre do ano anterior. 60,7% das compras do exterior vieram da União Europeia.
Da mesma forma, as áreas de atividade relacionadas com o setor do turismo (que inclui agências de viagens, transportes aéreos, transportes terrestres, aluguer de automóveis e hotéis) representaram 63,6% das compras do estrangeiro com Espanha.
OS DEZ RAMOS DE ATIVIDADE COM MAIOR PERCENTAGEM DE VOLUME DE NEGÓCIOS DE COMÉRCIO ELETRÓNICO DO EXTERIOR COM ESPANHA (III-23, percentagem)
Fonte: CNMC
As receitas do comércio eletrónico em Espanha aumentaram 6,5% em termos anuais, para 6.618 milhões de euros. As agências de viagens e operadores turísticos lideraram a faturação em Espanha (8,4%).
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Fonte: CNMC
Tradução: WebAdvocacy – Direito e Economia
Reportagem original: El comercio electrónico superó en España los 21.000 millones de euros en el tercer trimestre de 2023, un 15,2 % más que el año anterior | CNMC