O setor de serviços cresceu 2,3% em 2023

O IBGE divulgou os resultados da Pesquisa Mensal de Serviços -PMS do IBGE.

No ano 2023, o crescimento do setor de serviços foi de 2,3%; na margem (dez/23 contra nov/23) o crescimento foi de 0,3%; e na comparação entre dez/23 e dez/22 o decréscimo foi de 2,0%.

Importante ressaltar que, no ano, as atividades turísticas crescerem 6,9% e na margem o crescimento do volume de vendas foi de 1,4%.

O resultado de dezembro 2023 consolida a tendência de crescimento do setor de serviços desde o primeiro semestre de 2020, período em que o setor de serviços apresentou a sua maior retração desde meados de 2019 (ver índice de volume de serviços total), período de início de deflagração da pandemia de Covid-19..

O resultado de dezembro de 2023 também contribui para consolidar a trajetória de crescimento do volume de serviços relacionados com informação e comunicação, o que demonstra a forte mudança que as ferramentas digitais produziram na vida pessoal e nos negócios.


A PMS produz indicadores que permitam acompanhar o comportamento conjuntural dos principais segmentos do setor de serviços do Brasil.

PMS Pesquisa Mensal de Serviços