O IBGE divulgou nesta manhã a PNAD contínua trimestral referente ao 4º trimestre de 2023.

Segundo a PNAD Contínua, o Brasil possui 174 milhões de pessoas em idade de trabalhar (14 anos ou mais). Deste total, 66,3 milhões estão fora do força de trabalho, sendo que 6,4 milhões destes estão na força de trabalho potencial que, segundo o IBGE, é definida como o conjunto de pessoas de 14 anos ou mais de idade que não estavam ocupadas nem desocupadas na semana de referência, mas que possuíam um potencial de se transformarem em força de trabalho.

Entre os trabalhadores que sem encontram na força de trabalho potencial, 55,7% é formado por pessoas desalentadas (3,5 milhões). O IBGE define pessoas desalentadas como sendo aquelas que estão fora da força de trabalho na semana de referência que estavam disponíveis para assumir um trabalho na semana de referência, mas não tomaram providência para conseguir trabalho no período de referência de 30 dias por não ter conseguido trabalho adequado, não ter experiência profissional ou qualificação, não haver trabalho na localidade em que residia ou não conseguir trabalho por ser considerado muito jovem ou muito idoso.

Em termos de taxa de desocupação por gênero, a PNAD evidenciou que 54,3% das mulheres do Brasil estavam desocupadas no 4º trimestre de 2023.

Com relação a distribuição de pessoas desocupadas por idade, a PNAD Continua trimestral aponta que no 4º trimestre de 2023 a faixa de 25 a 39 anos foi a que apresentou o maior percentual de pessoas desocupadas (35,5%), seguido pela faixa de 18 a 24 anos (28,7%).

Os comentários do IBGE a respeito da PNAD Continua do 4º trimestre de 2023 estão disponibilizadas no link: pnadc_202304_trimestre_novos_indicadores.pdf (ibge.gov.br).

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *